"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo " Paulo Freire

sábado, 29 de outubro de 2011

Educação e Tecnologias

Gosto de pensar a educação mediada por tecnologias como Mattar (2012). O autor menciona que atualmente temos vários ambientes de aprendizagem, ou seja, além dos tradicionais AVAS temos: Web 2.0 e Redes Sociais, Blogs, Twitter, RSS, Wiki, Facebook, You Tube, Skype, Apresentações, Google, Mundos Virtuais 3D, Games, Realidade Aumentada, Ambientes Pessoais de Aprendizagem.
         E, como fazer a educação em diferentes níveis de ensino utilizando estes ambientes? Estamos em fase de travessia, somos obrigados a experimentar, ousar, compartilhar,analisar as emoções, os desafios, as possibilidades e os diferentes aprendizados por meio destes ambientes.
         Alunos e professores devem compartilhar dados, informações e conhecimentos adquiridos. Assim, a educação passa a ser mais flexível. Deixaremos, aos poucos, aquele currículo fechado, engessado para termos um currículo mais flexível e aberto.
         Quando convido minhas alunas e alunos ao desafio de experenciar o uso das tecnologias na educação, percebo a resistência de muitos. A resistência muitas vezes é marcada pela falta de conhecimento das tecnologias. Eles não sabem o que é? Para que serve ou como adapatá-las a educação.
         Educar por meio das tecnologias é um desafio aos educadores – professores, gestores, coordenadores e pais/responsáveis – o qual necessitamos superá-lo, também, com ética e humanidade, como afirma Pe.Pedro

Texto escrito pela Profª. Me. Mª. Cristina Marcelino Bento.

Leia e deixe seu comentário.

3 comentários:

  1. Concordamos com o que o texto diz, e o que nos chamou mais atenção é o último parágrafo,que traz a afirmação do Pe. Pedro, pessoa que de certa forma nos ajudou a decidir o tema de nossa pesquisa, uma vez que assistimos uma palestra dada por ele, falando de Tecnologia e Educação.

    ResponderExcluir
  2. Para isso é necessário ensinar alguns professores a dominar as novas tecnologias. Conheço professor que tem medo de chegar perto de um PC. Preferem as tradicionais aulas com giz, quadro negro e saliva... É claro que essa função, a de capacitar tais professores, cabe as Pedagogas (os) de plantão,,,,rsrsrs Então, mãos a obra.
    Gostei do blog Pedagogos Blogando (Gisele e Juliana), parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rouberval, infelizmente o número de professores com esse medo da tecnologia ainda é grande. Acreditamos que essa capacitação, esse domínio, é um grande desafio mas não impossível rsrs. Ainda mais com as necessidades contemporâneas que estão surgindo.
    E muito obrigada pelo parabéns.

    ResponderExcluir