Gosto de pensar a educação mediada por tecnologias como Mattar (2012). O autor menciona que atualmente temos vários ambientes de aprendizagem, ou seja, além dos tradicionais AVAS temos: Web 2.0 e Redes Sociais, Blogs, Twitter, RSS, Wiki, Facebook, You Tube, Skype, Apresentações, Google, Mundos Virtuais 3D, Games, Realidade Aumentada, Ambientes Pessoais de Aprendizagem.
E, como fazer a educação em diferentes níveis de ensino utilizando estes ambientes? Estamos em fase de travessia, somos obrigados a experimentar, ousar, compartilhar,analisar as emoções, os desafios, as possibilidades e os diferentes aprendizados por meio destes ambientes.
Alunos e professores devem compartilhar dados, informações e conhecimentos adquiridos. Assim, a educação passa a ser mais flexível. Deixaremos, aos poucos, aquele currículo fechado, engessado para termos um currículo mais flexível e aberto.
Quando convido minhas alunas e alunos ao desafio de experenciar o uso das tecnologias na educação, percebo a resistência de muitos. A resistência muitas vezes é marcada pela falta de conhecimento das tecnologias. Eles não sabem o que é? Para que serve ou como adapatá-las a educação.
Educar por meio das tecnologias é um desafio aos educadores – professores, gestores, coordenadores e pais/responsáveis – o qual necessitamos superá-lo, também, com ética e humanidade, como afirma Pe.Pedro
Texto escrito pela Profª. Me. Mª. Cristina Marcelino Bento.
Leia e deixe seu comentário.